Se você realiza operações de trading, ou pretende ingressar nesse mundo, já deve saber que a análise técnica, também chamada de análise gráfica, é de extrema importância para entender as movimentações na Bolsa de Valores.
Para começar a analisar, o ideal é escolher ativos com boas perspectivas de valorização. Em seguida, identificar o momento certo de comprar ou vender esses ativos, de forma a potencializar seus lucros no mercado financeiro.
Caso ainda não conheça muito sobre a análise técnica, este é o post ideal para você. Vem comigo!
O que é Análise Técnica?
A análise técnica (ou análise gráfica) é uma ferramenta utilizada por traders para encontrar as melhores oportunidades na Bolsa de Valores, especialmente para operações de curto ou curtíssimo prazo, como Day Trade e Swing Trade.
Por meio da análise técnica, os investidores buscam o melhor momento para fazer as operações na Bolsa, de forma a aumentar suas chances de sucesso. No entanto, vale ressaltar que esse método não é 100% garantido.
Para isso, a análise técnica utiliza um conjunto de indicadores para observar o movimento de preço de um determinado ativo e, assim, “prever” o cenário futuro para aquele ativo. Em outras palavras, você utiliza diversas informações para determinar qual cenário tem mais chances de acontecer com os preços de uma ação em um futuro próximo.
Desse modo, é possível detectar padrões e apontar se uma ação vai subir ou cair, o que ajuda na hora de tomar decisões de compra e venda.
No entanto, a análise técnica não é uma bola de cristal. Apesar das altas chances de acerto, é impossível garantir o que vai acontecer na Bolsa. A análise técnica nada mais é do que um direcionamento para um caminho mais correto, mas sem certezas absolutas.
Outra forma de analisar
Existe também uma outra maneira de analisar as movimentações da Bolsa de Valores. Trata-se da análise fundamentalista, uma visão diferente, mas com os mesmos objetivos. Enquanto a análise técnica é focada no curto prazo, a fundamentalista é mais adequada para quem deseja investir no longo prazo.
O intuito de uma análise fundamentalista é observar o desenvolvimento de determinada empresa ao longo do tempo, acompanhar sua evolução e analisar se investir nessa empresa gera retornos financeiros ou não.
A análise fundamentalista observa os balanços financeiros, valor de mercado, desempenho frente aos concorrentes, cenário do setor no qual a empresa atua, entre outros fatores. Com isso, é possível apontar se as ações dessa empresa vão cair ou subir nos próximos meses ou anos.
Para os traders, utilizar a análise gráfica acaba sendo mais vantajoso, mas a melhor opção para você varia de acordo com suas necessidades. Vale notar que, para utilizar a análise fundamentalista, você precisa ter um conhecimento maior de mercado financeiro, além do conhecimento sobre a Bolsa de Valores.
Por que estudar análise técnica?
Se você quer ter lucros ao operar na Bolsa de Valores, já tem um ótimo motivo para estudar análise técnica. Ela é uma ferramenta poderosa na hora de encontrar boas oportunidades no curto prazo, apesar de não garantir 100% de acerto.
Como aprender mais sobre análise técnica?
Se você chegou até aqui, é porque está interessado no assunto e deseja aprender mais sobre a análise técnica. Por sorte, aqui é o lugar certo para aprender!
Sou operador de mercado e professor em operações na Bolsa de Valores há 15 anos, com mais de 25 mil horas de análise de gráficos em pregão. Se tem alguém que pode te ensinar sobre análise técnica, este alguém é o Charllão!
O melhor lugar para aprender mais sobre o mercado financeiro e as operações na Bolsa de Valores é na Charlles Nader Sharks Investment School, e o momento é esse. As vagas estão abertas, inscreva-se ainda hoje e venha fazer parte da sala com os melhores resultados no mercado financeiro!
Respostas de 2