Você está ambientado com a Bolsa de Valores? Se não estiver, tudo bem, eu te explico mais sobre ela ao longo deste post.
A Bolsa de Valores é um espaço de negociação de ações de empresas de capital aberto (públicas ou privadas), commodities, títulos, e outros ativos e derivativos financeiros. A Bolsa é como um ponto de encontro para pessoas que desejam comprar e vender ativos, e seu objetivo é garantir que as transações sejam seguras, transparentes e organizadas.
O processo de negociação é intermediado por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários. Além da administração e custódia dos ativos, esses correspondentes podem oferecer plataformas de investimentos, consultoria financeira e outros serviços.
São poucos os brasileiros que investem ativamente na Bolsa de Valores. Se você deseja começar, precisa entender melhor o que são ações e como a Bolsa de Valores funciona.
O que são ações na Bolsa de Valores?
Basicamente, as ações são uma parcela do capital de uma empresa. Ao comprá-la, você, como investidor, torna-se sócio dessa empresa, o que significa dizer que poderá participar da divisão dos lucros, de acordo com a cota que possui, bem como deverá lidar com os eventuais prejuízos que o negócio possa ter.
Existem diferentes tipos de ações. As mais conhecidas são:
- Ordinárias (ON), que permitem ao investidor votar em assembleias gerais e receber dividendos da companhia;
- Preferenciais (PN), que não dão direito ao voto, mas asseguram que os rendimentos chegam primeiro ao investidor dono dessas ações.
A compra e venda de ações é uma forma das empresas conquistarem verba para manter e expandir suas atividades. A primeira oferta de ações para o público geral é chamada de IPO – initial public offering, ou “oferta pública inicial”. A partir daí, a companhia passa a ser de capital aberto e ter suas ações negociadas na Bolsa de Valores.
A Bolsa de Valores no Brasil
A Bolsa de Valores brasileira é conhecida como B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Sua sede é em São Paulo, e é uma das 20 maiores bolsas do mundo. Sua origem data dos anos 1800, mas sua composição atual é resultado de uma fusão realizada em 2017, entre a BM&F Bovespa e a Cetip, duas importantes organizações do mercado financeiro.
É de responsabilidade da B3 criar e administrar sistemas de negociação, liquidação, compensação, depósito e registro dos diferentes tipos de ativos financeiros existentes no país. Ela também tem como função reduzir os riscos para os investidores, atuando como contraparte central garantidora das operações.
Quando falamos em alta ou queda da bolsa, nos referimos aos índices. Os índices representam o desempenho médio das principais empresas listadas na Bolsa de Valores. No Brasil, a B3 integra alguns índices, como Itag, Ibovespa e IBrX-50.
Como a Bolsa de Valores funciona?
O processo de negociação de ações na Bolsa de Valores começa a partir da abertura de capital de uma companhia. A partir disso, as ações passam a ser negociadas no mercado primário, envolvendo diretamente a emissora dos títulos e os demais agentes financeiros.
Com as ofertas de compra e venda, é possível estabelecer a demanda por determinado ativo. Quanto maior o interesse, mais ele se valoriza. Porém, se a oferta for maior que a procura, o ativo perde valor.
Cada investidor interessado emite uma ordem de compra, sinalizando quanto está disposto a pagar. Assim que a oferta for aceita, o negócio é fechado.
Existe também o mercado secundário, que envolve apenas investidores interessados em comprar e vender ações.
As movimentações podem ser feitas diretamente pelo investidor no ambiente virtual disponibilizado por bancos e corretoras, no qual são registradas as ordens de compra e venda das ações, chamado home broker. Outra opção é realizar as compras e vendas diretamente na mesa de operações, algo feito somente por profissionais licenciados.
Além disso, todas as Bolsas de Valores funcionam durante horários específicos, geralmente entre manhã e tarde. Após o fechamento, é impossível negociar mais ações naquele dia.
Devo investir na Bolsa?
Depende. Seu perfil e seu objetivo como investidor é que vão ditar se investir na Bolsa de Valores é uma boa ideia. No entanto, ela é uma opção interessante por conta de suas várias vantagens:
Ambiente seguro e democrático
Não é necessário ter muito dinheiro para negociar ações. Além disso, as negociações são transparentes e seguras.
Bom para diversificar a carteira de investimentos
Investir na Bolsa de Valores te permite diversificar bastante sua carteira de investimentos. Nela, você consegue negociar diferentes tipos de ativos além das ações de empresas, como Fundos de Investimento Imobiliários ou Exchange Traded Funds (ETF).
Tudo no conforto do lar
Você não precisa ir até São Paulo para investir na Bolsa de Valores. Na verdade, não precisa ir a lugar algum, basta abrir seu celular ou computador e pronto, tudo estará disponível.
Como investir na Bolsa de Valores?
Para começar seus investimentos na Bolsa de Valores, você precisa de uma conta em uma corretora de valores ou em outra instituição financeira autorizada a operar na Bolsa. Depois, é só adicionar saldo para que o dinheiro possa ser utilizado na compra de ativos.
A escolha de ativos e seu gerenciamento podem ser feitos por você mesmo, no home broker. Também é possível solicitar que a instituição financeira faça as negociações em seu nome. Em ambos os casos, os intermediários podem cobrar taxas ou outros valores pelo atendimento.
Porém, antes de começar a investir na Bolsa de Valores, é importante estar bem informado sobre o mercado e conhecer seu perfil de investidor.
Onde aprendo mais sobre o mercado?
Já vimos que a Bolsa de Valores é uma boa opção de investimento, mas é preciso ter cuidado com a volatilidade. Por isso, aprender sobre o mercado é importante antes de começar.
Se este é seu desejo, chegou a hora de se juntar ao Charllão! Vou te ensinar a operar no mercado de forma consistente e lucrativa, para que você evolua como investidor.
Aqui mesmo em meu site, você encontra diversos materiais interessantes para aprender mais sobre investimentos, além de cursos e de minha sala ao vivo, na Sharks Investment School. As vagas estão abertas, inscreva-se agora mesmo e junte-se à sala que mais tem resultados no mercado financeiro!
Respostas de 4