Nos últimos tempos, muitos investidores têm ouvido que não vale a pena investir na Bolsa de Valores porque ela não consegue bater o CDI. Mas não é bem assim!
Neste texto, vamos te explicar mais sobre isso e te explicar como é possível bater o CDI investindo na Bolsa de Valores.
Mas, o que é CDI?
Antes de tudo, vamos relembrar o que é o CDI. O Certificado de Depósito Interbancário, ou CDI, é um título emitido por bancos para empréstimos entre instituições financeiras. Ele funciona como uma referência para as taxas de juros praticadas no mercado brasileiro. Dessa maneira, investimentos como a poupança, Bolsa de Valores e outros fundos são frequentemente comparados ao CDI para avaliar seu desempenho.
Comparativo com outros índices
Nos últimos dez anos, os índices de ações e fundos imobiliários não conseguiram competir com a força dos juros brasileiro, segundo estudos da Economatica. Entre dezembro de 2012 e dezembro de 2022, esses índices só conseguiram vencer os investimentos mais seguros em cerca de metade dos anos ou meses.
Segundo o estudo, o CDI rendeu 131,1% de 2013 a 2022. Já os índices de ações tiveram desempenhos diferentes. O de dividendos (IDIV) foi o melhor, com alta de 101,2%, seguido pelo Ibovespa, que teve uma valorização de 80%.
Agora, o Índice Small Cap (SMLL), que inclui ações de menor valor, rendeu apenas 30,1% nesse período. Foi o pior resultado entre os índices de ações. E o IFIX, que acompanha os fundos imobiliários, teve um ganho de 82,2%, mais ou menos igual ao Ibovespa.
Durante esses dez anos, o Ibovespa só conseguiu superar o CDI até maio de 2021, e manteve-se acima dele no mês seguinte. Mas depois, o índice de ações voltou a ficar para trás, perdendo para a taxa de juros.
Se você investiu nos índices e não teve um grande resultado ao longo dos últimos dez anos, não se preocupe, porque escolher ações específicas pode ter sido uma jogada inteligente.
A Economatica fez uma análise das ações que faziam parte do Ibovespa lá em 2013, para ver quais delas conseguiram vencer o CDI. Das 51 ações que estavam no Ibovespa em janeiro de 2013, 23 conseguiram ter um retorno acumulado maior que o CDI. Portanto, não é impossível bater o CDI!
O que fazer?
Uma estratégia importante para lidar com a volatilidade e minimizar riscos é diversificar os investimentos na Bolsa de Valores. Ao distribuir os recursos em diferentes classes de ativos, como ações, renda fixa e fundos imobiliários, é possível equilibrar os retornos e reduzir a exposição a um único segmento. Dessa forma, mesmo que a Bolsa de Valores esteja abaixo do CDI, a diversificação pode proporcionar uma maior estabilidade ao portfólio.
Está se sentindo perdido no mercado? Conheça minha Sala de Suporte Operacional tire todas as dúvidas e se torne um investidor de sucesso!