Operador, 2023 é o ano em que você vai tirar os seus sonhos do papel. Mas, para isso acontecer, é preciso de muito foco. A boa notícia é que eu estou aqui para te ajudar a transformar os seus investimentos através da educação financeira.
Para ser trader, é preciso muito estudo e organização. Vamos juntos fazer esse ano ser diferente e ver os resultados dos seus investimentos? Confira algumas dicas imperdíveis!
4 dicas de educação financeira para operadores da bolsa
1. Controle seus gastos
Para ter uma educação financeira é preciso ter controle e muita disciplina! Para começar a investir, ou até mesmo, aumentar o valor que você já investe, controle os seus gastos.
Saiba o que é realmente necessário e faça uma planilha de orçamento para saber quanto você gasta por mês.
Considere a sua renda real, portanto, o valor do salário mais os gastos necessários como impostos, plano de saúde, entre outros.
A partir disso, é possível eliminar ou reduzir os gastos desnecessários e assim, você vai conseguir colocar em prática a regra de ouro da educação financeira: gastar menos do que se ganha.
2. Tenha uma boa relação com o seu dinheiro
Quando falamos de ter controle do seu dinheiro e reduzir gastos desnecessários, cuidado para não se privar de satisfazer os seus desejos. Seja feliz com o seu dinheiro!
A educação financeira existe para você conseguir administrar a sua renda e alcançar os seus objetivos.
O segredo é ter equilíbrio e não privação. Separe uma parte do seu dinheiro para aproveitar a sua vida, sair com amigos e família.
3. Proteja seu dinheiro contra perdas
Se você já investe ou quer iniciar, tenha calma e desconfie de soluções milionárias! A melhor forma de proteger o seu dinheiro é estudando e entendendo como o mercado funciona.
Os ativos do mercado financeiro apresentam ameaças inerentes, como o risco de crédito, de mercado e operacional.
Saber como cada ativo funciona e como ganhar dinheiro com eles é fundamental para garantir mais segurança no seu investimento e ainda ter uma expectativa de retorno mais certeira.
Analise cuidadosamente os investimentos antes de fazer aplicações.
4. Saiba o seu perfil de investidor
Existem diversos tipos de investidores. As pessoas reagem diferentemente de acordo com o seu objetivo com o investimento, enquanto uns preferem um rendimento fixo, seguro e com uma taxa de risco menor, outros não têm medo do risco e preferem otimizar ao máximo os rendimentos.
Para ter mais segurança nos seus investimentos, é importantíssimo entender qual tipo de investidor você é para não ter surpresas desagradáveis no percurso.
Resumidamente, o perfil conservador prioriza a segurança e para minimizar os riscos de perda, costumam aceitar uma taxa menor de renda.
Esse perfil prefere os investimentos em renda fixa ou até mesmo os títulos públicos.
O perfil moderado busca a diversificação da carteira. Ele se expõe a riscos com investimento mais voláteis, mas ainda garante uma boa reserva de investimentos mais estáveis.
Os fundos multimercado são uma boa opção para este perfil.
O perfil arrojado já tem experiência no mercado e, por isso, se sente confiante em arriscar para um retorno rápido e alto. As ações e os ETFs costumam ser a preferência desse perfil.
Há ainda os perfis específicos de trader, leia mais sobre eles clicando aqui.
Independente do seu perfil é importante ter uma reserva de emergência e tentar diversificar os seus investimentos.
Gostou das minhas dicas sobre educação financeira?
Me siga no Instagram para ver mais conteúdos como esse e manda um direct para conversamos!