Charlles Nader | Sharks

O que é a certificação CNPI? Entenda mais sobre ela

Certificação CNPI

Você já ouviu falar na certificação CNPI? Quem deseja trabalhar como analista de investimentos precisa ter essa certificação para exercer a profissão. Eu, Charllão, sou um analista CNPI-T. A letra que vem após o hífen representa a especialidade daquele analista – técnico, fundamentalista ou pleno.

Neste artigo, vou falar um pouco sobre o que é a certificação CNPI, para o que ela serve e quais os benefícios de se possuir uma.

O que é a certificação CNPI?

A CNPI é uma certificação oferecida pela Associação de Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec). Seu objetivo é qualificar profissionais que atuem no mercado brasileiro de capitais, sendo obrigatório para todos os analistas de valores mobiliários.

Como esses profissionais podem decidir processos de investimento, a Apimec precisa garantir suas qualificações e aptidões, inclusive ética, para tal, em prol da segurança de clientes e empresas. Uma vez certificado, o CNPI poderá até mesmo recomendar ativos na Bolsa de Valores.

Para o que serve a certificação CNPI?

Como foi dito anteriormente, o principal objetivo da Apimec é habilitar um profissional a recomendar ativos financeiros. Além disso, ainda serve como um modelo de qualificação para os que realizam análises de valores mobiliários.

Além disso, a certificação CNPI divide-se em três frentes: analista técnico, fundamentalista e pleno. Cada uma delas tem suas particularidades e diferenças das demais.

CNPI fundamentalista

O analista fundamentalista tem como objetivo fazer minuciosas análises corporativas e de mercado, buscando encontrar empresas com maior potencial de valorização, ou que sejam boas escolhas para investidores aplicarem seu dinheiro.

Para isso, não basta entender sobre o mercado financeiro. É preciso ser capaz de avaliar balanços patrimoniais, fluxo de caixa e tendências de cada setor, bem como qualquer outra situação que se relacione ao desempenho corporativo. Por fim, um CNPI fundamentalista precisa estruturar relatórios para servir como base para investidores e até mesmo recomendar ativos promissores.

CNPI-T

O analista CNPI-T é especializado em análise técnica. Isso significa que profissionais com essa especialização, assim como eu, são dedicados especialmente à análise de gráficos e padrões representativos dos valores e performances de ativos financeiros e do mercado como um todo. Indicadores técnicos e volumes de compra e venda são algumas das ferramentas que utilizamos em nosso dia a dia.

Assim como o analista fundamentalista, o CNPI-T também produz relatórios e indica ativos aos investidores, porém de forma um pouco diferente. Nesse caso, as indicações consideram a antecipação de cenários futuros, prevendo movimentações nos preços desse ativo e estudando fatores econômicos, sociais e governamentais que podem contribuir para isso. Apesar das diferenças, o CNPI fundamentalista e o técnico têm atividades complementares.

CNPI-P

O analista pleno tem a possibilidade de atuar a partir de ambas as frentes. Portanto, o CNPI-P é um somatório da modalidade fundamentalista, que foca no desempenho de uma empresa, e da técnica, cujo foco está nos ativos em si e em tudo o que influencia suas variações.

Certificação CNPI
A certificação CNPI permite ao analista trabalhar de forma legítima no mercado.

O que faz um analista CNPI

Um profissional habilitado pela Apimec pode trabalhar em diversas áreas. Alguns exemplos são:

  • Administração de grandes fortunas;
  • Administração de recursos;
  • Bancos de investimentos;
  • Consultoria;
  • Finanças corporativas;
  • Fundos de investimentos;
  • Operações no mercado de capitais;
  • Pesquisas e análises financeiras;
  • Relacionamentos com investidores.

Para conseguir seu certificado CNPI, é necessário ter nível superior completo, em qualquer área, e depois se inscrever para prestar a prova de certificação CNPI.

Este é o único pré-requisito para a matrícula. A qualificação destina-se àqueles que desejam se aprofundar no mercado de investimentos, e especialmente para quem quer atuar como analista, uma vez que a CNPI é obrigatória para realizar a recomendação de compra e venda de ativos.

Vantagens de ser um analista CNPI certificado

Além do fato de a CNPI ser obrigatória para o trabalho como analista, ela te dá algumas vantagens no prosseguimento de sua carreira.

  • Reconhecimento profissional: a certificação garante que o profissional é capacitado, e foi aprovado em testes feitos por uma entidade renomada no mercado;
  • Credibilidade: ao seguir o código de conduta da Apimec, fica claro que o profissional está trabalhando em prol da segurança do mercado financeiro;
  • Melhores oportunidades: devido às atribuições do cargo de analista, que envolve mais responsabilidades e atenção constante, um profissional com certificação CNPI tem uma remuneração bastante alta.

E então, o que acha de operar assistido por analistas CNPI-T? Parece uma boa ideia, hein? Então cadastre-se na Sharks, e venha para minha sala online, onde você vai aprender muito sobre o mercado financeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *